02

Gestão de Processos

Nosso enfoque vai além do nível dos processos da empresa. Partimos das questões empresariais críticas para determinar os objetivos de melhoria, tais como, ciclos, custos, prazos, recursos, produtividade, qualidade, identificando e priorizando os processos a serem redesenhados.

A Fathor3 utiliza metodologia própria de gerenciamento de processos e trabalha, juntamente com equipes interfuncionais da empresa cliente, na análise, no redesenho e na implantação dos processos.

A metodologia é simples, prática e totalmente adequada à realidade de sua organização e mercado. Estudamos os fluxos atuais de trabalho, as atividades envolvidas são levantadas, os tempos e custos existentes são medidos e, a partir daí, são construídos cenários para o redesenho, visando atingir os objetivos pré-determinados para o processo. É baseada em procedimentos sustentados por mapas, manuais, materiais instrucionais de fácil assimilação e compatível com diversos softwares de redesenho e modelagem de processos existentes no mercado.

Nossa forma de atuação prevê a participação direta do pessoal envolvido nos processos a serem reavaliados e documentados.

Este procedimento, além de quebrar resistências, tem como objetivo a transferência de conhecimento à empresa cliente, visando a melhoria contínua do projeto.

Dividimos o trabalho em seis fases, cada uma com um produto específico, de modo a garantir aderência às metas desejadas.

  • Diagnóstico
    Plano de Gerenciamento do Processo
     Definição do Projeto
     Análise processo atual, mapeamento e Redesenho do novo processo
     Planejamento da Implementação
     Implementação
     Sistema de Gerenciamento e Medição da Performance Organizacional.

Nosso trabalho de reestruturação de processos inclui ainda: análise do processo atual; padronização; escolha do pessoal mais qualificado para cada posto de trabalho; treinamento do pessoal e estabelecimento de indicadores e acompanhamento gerencial do processo com gestão à vista.

Resultados

  • Aumento da confiabilidade e produtividade dos processos;
  • Melhoria significativa dos indicadores de qualidade e relacionamento com clientes internos e externos;
  • Redução de custos operacionais (diretos e indiretos);
  • Redução do uso dos recursos empregados;
  • Redução de redundâncias, esperas e retrabalhos dos processos reestruturados;
  • Melhoria da previsibilidade através da padronização; e
  • Integração das necessidades do indivíduo x organização – propiciando a melhoria    do clima organizacional.